"Tu incitas [ao homem] para que sinta prazer em louvar-Te; Fizeste-nos para Ti, e inquieto está o nosso coração, enquanto não repousa em Ti." (Agostinho)

17 de janeiro de 2009

A Palavra de Deus é Como o Martelo que Despedaça a Rocha


"Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe? Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? —diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? —diz o SENHOR. Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, proclamando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei. Até quando sucederá isso no coração dos profetas que proclamam mentiras, que proclamam só o engano do próprio coração? Os quais cuidam em fazer que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu companheiro, assim como seus pais se esqueceram do meu nome, por causa de Baal. O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está a minha palavra fale a minha palavra com verdade.

Que tem a palha com o trigo? —diz o SENHOR. Não é a minha palavra fogo, diz o SENHOR, e martelo que esmiúça a penha?

Portanto, eis que eu sou contra esses profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu companheiro. Eis que eu sou contra esses profetas, diz o SENHOR, que pregam a sua própria palavra e afirmam: Ele disse. Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e com as suas mentiras e leviandades fazem errar o meu povo; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e também proveito nenhum trouxeram a este povo, diz o SENHOR." (Jeremias 23:23-32)

***

Quão poucos pregadores hoje tem falado ao povo aquilo que deve ser de fato dito e ensinado! O que se vê hoje em dia são, de um lado, aqueles que negociam o evangelho falando apenas o que as pessoas querem ouvir, pois, do contrário, eles não serão populares com os seus ouvintes. Tem medo de falar algo que magoe alguém, tem medo dizer que as pessoas que não tem a Cristo de fato e de verdade irão para o inferno; que quem vive como quer e não ama a Deus sobre todas as coisas - mais que o futebol, mais que as novelas, mais que o Big Brother, mais que a namorada ou namorado, mais que o emprego, mais do que tudo! - serão banidos da face de Deus e sofrerão sob a ira eterna do Todo-Poderoso.
Os pregadores hoje são como os do tempo de Jeremias que proclamam a paz de Deus sobre quem paira a ira dEle:

"Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. Serão envergonhados, porque cometem abominação sem sentir por isso vergonha; nem sabem que coisa é envergonhar-se. Portanto, cairão com os que caem; quando eu os castigar, tropeçarão, diz o SENHOR." (Jeremias 6:14-15; 8:11-12)

Do outro, lado estão ainda aqueles que nem sabem o que é o evangelho e pregam tudo menos a "palavra da Cruz" (1Co 1:18). Pregam filosofias, pregam anedotas, pregam psicologia, e até textos da Bíblia, mas sem pregarem o que as pessoas de nossas igrejas devem ouvir conforme a vida que estão levando e não o que elas querem ouvir para não serem incomodadas.

Poucos tem sido aqueles que tem corrido o risco da impopularidade que sempre correrão os arautos da verdade!

O Senhor Jesus predisse aos discípulos: "Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós." (Mateus 5:11-12)

E o apostolo Paulo aconselhou o jovem pregador Timóteo: "Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério." (2 Timóteo 4:1-5)

A verdade de Deus deve ser dita quer agrade ou desagrade a alguém. A palavra de Deus deve ser ouvida por mais que nos fira. Deus é Todo-Sábio, e "é melhor ouvir a
repreensão de um sábio, do que elogios de um estúpido." (Provérbios 27:5)

Muitos pregadores preferem pregar aquilo que não incomoda os seus ouvintes, pois assim eles estarão tranqüilos e não serão incomodados por eles e não correrão o risco de serem "demitidos" de suas igrejas e ficarem sem seus salários que, por vezes, são bem confortáveis. Por sua vez, os ouvintes que se acham crentes gostam de ouvir esses pregadores, desde que o sermão seja curto, pois eles lhes passam a idéia de que tudo está bem com os seus corações frios e com o seu pouco envolvimento com Deus e seu Reino, e que, por fim, irão para os céus.

Mas, meu querido leitor, se você não é desses ou se é e está arrependido de ter agido assim, eu lhe convido a dispor um pouco de seu tempo e assistir algumas curtas mensagens de dois pregadores batistas,
Paul Washer[1] e John Piper[2], pregadores que tem lutado para pregar a Palavra de Deus sem o medo mórbido de incomodarem os ouvidos sensíveis de seus ouvintes que não se importam em viver na verdade. São palavra fortes que nos causam profunda reflexão e pela graça de Deus, mudança.


PAUL WASHER:
Jesus Cristo é Tudo (motivação para missões)


Fonte: http://br.youtube.com/watch?v=JSWBT6eS7p0


Evidência de Salvação


Fonte: http://br.youtube.com/watch?v=eVEsB8HivLc

JOHN PIPER :
A Natureza da Conversão

Fonte: http://br.youtube.com/watch?v=_jBMRUiENZ8


O Que Significa Receber a Cristo

Fonte: http://br.youtube.com/watch?v=ObQ0Dtoav6Y


Você irá Sofrer

Fonte: http://br.youtube.com/watch?v=fAVx9TumFcI


"... o homem para quem olharei é este:

o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra."

(Isaías 66:2)

-----------

NOTAS:
[1] Paul Washer é pastor batista, membro da igreja batista Grace Life Church em Alabama, EUA. Atuou 10 anos como missionário no Peru onde fundou a HeartCry Missionary Society ( http://www.heartcrymissionary.com/ ), sendo o atual diretor.


[2] John Piper é pastor de linha reformada. Pastoreia a Igreja Batista Bethlehem, em Mineápolis, Minessota, desde 1980. Suas pregações e livros (alguns traduzidos pelas editoras Cultura Cristã, Fiel e Shedd) têm sido intrumento de Deus para edificação de Sua Igreja em várias partes do mundo.