"Tu incitas [ao homem] para que sinta prazer em louvar-Te; Fizeste-nos para Ti, e inquieto está o nosso coração, enquanto não repousa em Ti." (Agostinho)

10 de julho de 2008

DESCRIÇÃO DO BLOG SPIRITUS ET LITTERA

.

SPIRITUS ET LITTERA
[O Espírito e a Letra]

Este blog visa divulgar meditações e artigos de natureza bíblico-reformada. O ensino central que norteia nossa fé e ensino é que Deus fala ainda hoje com o homem com a mesma autoridade com que falou aos profetas no passado.

No entanto, negamos tenazmente, tanto o misticismo daqueles que desprezam a Escritura (a letra) e acreditam em novas revelações diretas do Espírito; como o racionalismo humanista daqueles que desprezam o Espírito e não acreditam na necessidade da Sua iluminação espiritual para compreensão profunda e salvífica de Sua verdade na Escritura.

Deus nós fala hoje quando seu Espírito Santo abre o nosso coração e ilumina-o para compreender a Sua Palavra já revelada e registrada nas Escrituras Sagradas. O Espírito fala ao homem, mas negamos que essa comunicação seja algo meramente místico e subjetivo.

O Espírito inspirou homens no passado para escreverem a Sua Revelação em letras humanas, hebraico e grego. Essa é a Sua Palavra, essa é a Sua Voz, Deus fala! Não há mais outro meio qualquer de Revelação a não ser as "Sagradas Letras". Contudo, embora essas letras sejam de fato inspiradas por Deus, e por isso são inerrantes e autoritativas para a vida do homem, sem a ação de Seu autor, o Espírito Santo, elas serão mera letra morta, sem poder e eficácia para a vida do leitor, servindo apenas para a sua condenação.

Portanto, cremos e confessamos que deve haver a ação conjunta entre o Espírito Santo e as Sagradas Letras das Escrituras para que o homem realmente escute a voz viva de Deus. Nem o Espírito sozinho e nem a Letra sozinha falam ao homem, mas o Espírito e a Letra, Spiritus et littera!

Sola Scriptura!

Nenhum comentário: